sexta-feira, agosto 03, 2007

Geopolítica Européia

Observe atentamente as imagens abaixo e responda as seguintes questões:




1) O presidente dos EUA Woodrow Wilson e outros observadores americanos culpam a I Guerra Mundial pelo militarismo. Quais outros fatores representaram grande influência para o acontecimento da Primeira Grande Guerra Mundial?


O Kaiser, propaganda militar humorística francesa.



A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre Agosto de 1914 a 11 de Novembro de 1918. A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano). A guerra causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa.




2- Quais foram as principais mudanças procovocadas na configuração do mapa europeu após a Primeira Grande Guerra Mundial? Dê exemplos:



3- Sabe-se que a Geografia tem por objetivo compreender a relação dos seres humanos na construção do Espaço Geográfico. Comente: Qual a importância de estudarmos a Primeira Guerra Mundial para compreendermos o espaço geográfico europeu?



4- Quais os objetivos da criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia após a 2ªGuerra Mundial?




George C. Marshall: 'Política dos EUA é contra a fome, a pobreza, o desespero e o caos'


5- Quais os verdadeiros interesses do Plano Marshall? Quais países seriam beneficiados?


Saiba mais sobre este assunto através do seguinte vídeo:



Dicas de Filmes:
- O Pianista
- A Lista de Schindler
- Olga
- O Grande Ditador
- A Vida é Bela
- Sunshine - O despertar de um século